TEMPO DE MUDANÇAS!

Em 2014, o Instituto Raiz celebra seus 10 anos de existência com muita fé na vida, na renovação, na amizade, no coletivo, na saúde, no conhecimento, na superação e em Wilhelm Reich!
Dentro da simbologia mítica, a árvore transmite a ideia de símbolo da vida em contínua evolução. As raízes que sulcam a terra, explorando as profundezas e buscando o seu sustento. O tronco e os galhos inferiores se entendem sobre a superfície da terra, e a copa e os galhos superiores alcançam as alturas e retêm as energias celestes e a luz do sol. A árvore é um emblema que reúne todos os elementos primordiais: a água que circula em sua seiva; a terra que se integra por meio de suas raízes; o ar que nutre as folhagens e o fogo que pode ser produzido ao se esfregar a madeira.
A árvore é ainda o signo da transformação, da morte e da regeneração. A verticalidade também faz parte de sua expressão e representa as relações entre a terra e o céu e, a partir desse conceito surge o sentido de centro, isto é, a Árvore do Mundo como sinônimo do Eixo do Mundo.
Dentro de tantos sentidos profundos, a raiz (Raiz, nosso nome) é metonímia da árvore e expressa de forma metafórica a primeira idade do homem (do nascimento à infância), momento da maturação significativa para o corpo biológico e psíquico. Momento em que as experiências são corporificadas e, assim, tornam-se parte da estrutura de um indivíduo.  Por isso, muitas vezes, o trauma ocorrido na infância é reeditado na vida adulta na forma como o sujeito lida com seu meio através de respostas comportamentais, que englobam as relações sociais, e físicas, que compreendem a saúde, a biologia do organismo.
Na verdade, para Wilhelm Reich, o físico e o psíquico não estão separados e permanecem em eterno diálogo: a neurose acomete o corpo físico legando a ele estruturas de encouraçamento muscular e consequentemente submetem a respiração e o equilíbrio energético. O organismo se encouraça num processo de defesa que remonta às estruturas infantis. A couraça vem da neurose ao mesmo tempo em que garante sua perpetuação: um organismo encouraçado sustenta a neurose e impede a qualidade de vida.
Reich propõe um conhecimento do ser humano de forma integral e coerente e ainda inédito para muita gente. Nossa proposta segue esses objetivos: compreender o ser humano dentro de sua esfera bio psico social.

VIDEO:

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

CAVALEIRO DA ARMADURA DE FERRO