Lançamento do curso Técnicas Analíticas de Liderança

O que é um grupo? Por que alguns grupos conseguem produzir juntos e outros não? Como ajudar um número de pessoas a se tornar um grupo funcional? Como ser um líder funcional? O conhecimento a respeito do grupo, sua estrutura e desenvolvimento coopera para que o líder compreenda e possibilite a operatividade do grupo para que ele cumpra as tarefas propostas e supere obstáculos produzidos pelo inconsciente grupal.
O Instituto Raiz de Psicologia Corporal inaugura o seu EAD – ENSINO A DISTÂNCIA – com um curso breve, focado no gestor, coordenador ou líder de grupos. A ideia é instrumentalizar o líder para que ele possa desenvolver a habilidade de estar um passo a frente do seu grupo tal qual um comandante que sabe prever o risco que o grupo tem de adoecer. Para tanto, nosso referencial teórico são os conceitos das teorias de Pichon-Rivière em diálogo com a teoria de Wilhelm Reich. Acreditamos que estas teorias podem fornecer instrumentos adequados para que o líder trabalhe com o seu grupo com o intuito de torná-lo produtivo, coeso, funcional, respeitando as potencilidades de cada um, mas entendendo o grupo com um organismo, que precisa de auto-regulação e contorno.

O diferencial deste curso, dentro do que oferece a abordagem reichiana, é o de não dar uma importância indevida a nenhuma das partes de uma equipe, nem mesmo ao líder. Portanto, o foco não é usar o narcisismo para fortalecer egoicamente o líder. O líder é antes uma pessoa que precisa de suporte para estar disponível para viver a angústia com o grupo, assim como as possíveis frustrações. Assim posto, a intenção deste curso é o oferecer suporte para encorajar o coordenador, para que ele comande sua equipe como uma autoridade. Afinal, ele necessita de recursos para enfrentar os altos níveis de estresse. O líder deve estar em contato com o que ele tem de melhor. Certamente este curso trará novidades que poderão ser agregadas ao conhecimento prévio de cada gestor. O diferencial dentro desta proposta está na forma como trabalharemos o conteúdo e seus significados na prática. Nossa ideia é acrescentar, discutir, ouvir, aprender junto.

Susana Zaniolo Scotton, que está à frente do projeto, tem bastante experiência com grupos, estando na liderança do Instituto Raiz há 12 anos, sendo gestora da equipe raizeira e coordenando Grupos de Movimento e outros grupos terapêuticos. Susana também presta consultorias para escolas e demais instituições, e seu trabalho prioriza a funcionalidade e a saúde dos grupos.

Público-alvo: Gestores, educadores, psicólogos, médicos e demais profissionais que estejam interessados no trabalho em grupo.
Título obtido (certificado): Coordenador de grupo funcional reichiano.

Para saber mais, entre em contato conosco!

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

2015-12-12 Aula com Susana Scotton-22vangogh