PROGRAMA:

Curso de formação básica em Psicologia Corporal.  


SELEÇÃO:
Por entrevista individual, análise de currículo e carta de interesse.
HORÁRIO:
Um encontro por mês (sábado, das 13h30 às 20h00, e domingo, das 10h00 às 13h00). O terceiro ano (último ano do curso) também tem aulas aos sábados, das 8h00 às 11h30. ENCONTROS PRESENCIAIS.
DURAÇÃO:
394 horas.
PÚBLICO-ALVO:
Estudantes e profissionais de Psicologia e de medicina, educadores e pessoas interessadas em assimilar os conhecimentos da psicologia para uso da própria profissão e/ou vida pessoal.

CERTIFICADO:
O Instituto Raiz confere certificados ao final do curso (três anos) aos alunos que obtiverem70% nas aulas, participação nos Kairós e mediante a apresentação da Monografia. Para os psicólogos, o Instituto Raiz confere o título de “Psicoterapeutas Corporais Reichianos” especializados na abordagem clínica reichiana (Vegetoterapia/Orgonoterapia). Para os demais profissionais, o curso oferece a mesma formação, mas não habilita para a prática clínica, conferindo o título de “Terapeuta Corporal Reichiano”.
O Raiz é uma instituição registrada no Conselho Regional de Psicologia.

OBJETIVOS:
Os objetivos específicos desta formação são: a) conhecimento básico da psicanálise freudiana; b) preparação emocional, humanística e ética, de acordo com o pensamento desenvolvido por W. Reich, incluindo a compreensão da relação entre o trauma psíquico e formas corporais e embriológicas adquiridas pela história vivida no corpo; c) Preparação para o trabalho em grupo; d) suporte para inserção no mercado de trabalho e qualificação para os profissionais já atuantes e d) capacitação de profissionais instrumentalizados a fazer leituras analíticas na situação profissional.

O CURSO E SUAS ATIVIDADES:
O curso é teórico e prático e o enfoque é didático e vivencial. Ao longo do curso, diferentes atividades didáticas são utilizadas como, por exemplo: aulas teóricas, aulas práticas demonstrativas, vivências em grupo, supervisão em grupo, palestras com profissionais convidados, workshops (Kairós) duas vezes por ano, fora do Instituto, treino de atendimento e trabalho de conclusão de curso.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DO CURSO

ALBERTINI, Paulo. Reich: história das idéias e formulações para a educação. São Paulo: Agora, 1994, p. 57-77.

BOADELLA, D. Correntes da vida: uma introdução à Biossíntese. Trad: Cláudia Soares Cruz. São Paulo: Summus, 1992.

BOADELLA, D. O que é Biossíntese. Trad: Ana Luiza Mentes. Disponível em: http://biossintese.psc.br/textos_artigos/o_que_e_biossintese_david_boadella.pdf. Acesso em: 28/09/12.

BOADELLA, D. Tensão e estrutura do caráter, uma síntese de conceitos (2006). Trad: Ana Luiza Mentes. Disponível em: http://biossintese.psc.br/textos_artigos/tensão_do_carater_david_boadella.pdf. Acesso em: 28/09/12.

BOYESEN, G. Entre soma e psique. Introdução à Psicologia Biodinâmica.  São Paulo: Summus,1986.

 

BOYESEN, M. L. (2002). Massagem orgonômica. In R. A. Rego & A. Samson (Orgs.), Massagem biodinâmica. São Paulo. Publicado eletronicamente em www.ibpb.com.br.

 

FERNANDES, J. Reich para além da Clínica: aplicação de princípios reichianos ao trabalho. In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, 1.; CONGRESSO

BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS, 4.; ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS, 9., Foz do Iguaçu, 2004. Anais… Curitiba: Centro Reichiano, 2004. Disponível em:

<http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202004/Juvenal%20Fernandes.pdf>.

 

FREUD, S. Projeto de uma psicologia. Obras completas (vol. XIV/ 1914 -1 1915). Trad: Margarida Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Obras completas (vol. III/ 1983 – 1899). Trad: Themira de Oliveira Brito, Paulo Henriques Brito e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Obras completas (vol. VI/ 1983 – 1899). Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Obras completas (vol. XIV/ 1914 -1 1915). Trad: Margarida Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. Obras completas (Vol. XIII / 1913 – 1914). Trad: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

KELEMAN, Stanley (1999/2001) Mito e Corpo, São Paulo, Summus.

________ (1989/1997) Padrões de Distresse, São Paulo, Summus

________ (1987/1995) Corporificando a experiência, São Paulo, Summus

________ (1985/1992) Anatomia Emocional, São Paulo, Summus

________ (1974/1997) Viver o seu Morrer, São Paulo, Summus

 

LOWEN, A. Narcisismo: negação do verdadeiro self. São Paulo: Cultrix, 1983.

 

LOWEN, A. O corpo em terapia – a abordagem bioenergética. Tradução de Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1977.

 

LOWEN, Alexander. Bioenergética. 11 ed. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

 

LOWEN, A. A espiritualidade do corpo. Bioenergética para a beleza e a harmonia. São Paulo: Cultrix, 1995.

 

LOWEN, Alexander. Alegria: a entrega ao corpo e à vida. São Paulo: Summus, 1997.

 

LOWEN, Alexandre. Prazer: uma abordagem criativa para a vida. 3ª. Ed. São Paulo: Summus Editorial, 1984

 

NAVARRO, F. Caracterologia pós- reichana. São Paulo: Summus, 1995.

 

RAKNES, O. Wilhelm Reich e a orgonomia. Tradução: Antônio Negrini. Summus, 1988.

REICH, W. Análise do Caráter. Tradução de Maria da Glória Novak. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

REICH, W. Psicologia de Massas e do Fascismo. São Paulo: Martins Fontes, 1972

______. A função do orgasmo. 4.ed. Tradução de Maria da Glória Novak. São Paulo: Brasiliense, 1978.

______. Escuta, Zé ninguém! São Paulo: Martins Fontes, 1982.

______. Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. O éter, o Deus e o Diabo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. A Biopatia do Câncer. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

WAGNER, C. M. A transferência na clínica Reichiana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

WAGNER, Cláudio Mello. Futebol e Orgasmo: ensaio sobre orgonomia. 2 ed. São Paulo: L.S. RAGHY, 2006.

OUTROS CURSOS

Cursos On-line

É com muita alegria e disposição que estamos lançando uma nova modalidade – dentre as tantas atividades do Instituto Raiz – o RAIZ EAD! O Instituto Raiz, depois de 10 anos de caminhada, viu-se num momento oportuno para explorar os novos recursos da tecnologia da informação por meio do ENSINO A DISTÂNCIA (EAD).

    PROJETOS COM PARCERIAS

    Temos ainda parcerias com o SESC de Araraquara. No SESC desenvolvemos projetos principalmente ligados aos Grupos de Movimento. Temos tido bastante adesão e boa aceitação dos participantes.

      NUCLEO PSICOPEDAGÓGICO

      O Núcleo Psicopedagógico, dirigido por Susana Z. Scotton, oferece assessoria psicopedagógica para Instituições Educacionais e está voltado à
      melhoria da qualidade do trabalho educativo.
      As atividades são direcionadas à equipe escolar, envolvendo o corpo docente, a coordenação e a direção.

        GRUPO DE MOVIMENTO (GM)

        GRUPO DE MOVIMENTO é um trabalho psicorporal, que tem a intensão de desbloquear a inibição deixada pela rejeição, pelo abandono,
        pela exigência, pela humilhação e pela traição no corpo. Essas dores deixaram marcas em nossos movimentos e em nossas atitudes.

          PRÁTICA CLÍNICA E SUPERVISÃO

          A prática clínica e a supervisão, para profissionais da área e coordenadores
          de Grupo de Movimento, são dirigidas por
          Susana Zaniolo Scotton, que tem ampla experiência clínica como Psicóloga e Psicoterapeuta Corporal...

            Start typing and press Enter to search