MÓDULOS:

1º ANO – MÓDULO I

I. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PSICANÁLISE
a. Sigmund Freud: o homem, o médico e o psiquiatra.
b. A teoria da sexualidade e a descoberta do inconsciente.
c. A estrutura do psiquismo humano: id, ego e superego.
d. Pulsão e mecanismos de defesa.
e. Transferência e contratransferência


1º ANO – MÓDULO II

II. FUNDAMENTOS DA PSICOTERAPIA DE W. REICH
a. Wilhelm Reich: o homem e o psicoterapeuta; da Psicanálise à Psicologia Corporal.
b. Evolução das descobertas de Reich: da Psicanálise à Análise de Caráter e a descoberta “do encouraçamento”.
c. O corpo e a Análise do Caráter – I.
d. Análise do Caráter – II.
e. Mecanismos do Caráter.
f. Transferência e contratransferência na Psicoterapia Reichiana.


2º ANO e 3º ANO – MÓDULO I

I. TEORIA E MÉTODO NA PSICOTERAPIA DE W. REICH
a. As bases do pensamento Funcional de W. Reich, ou seja, todos os problemas psíquicos têm uma
representação somática.
b. A função do Orgasmo e a relação com o potencial humano.
i. Revolução Biológica Interrompida.
ii. Desenvolvimento da teoria do orgasmo.
c. Vegetoterapia
d. Organoterapia


2º ANO e 3º ANO – MÓDULO II

II. PSICOLOGIA CORPORAL
a. Fundamentos da Bioenergética.
i.Alexander Lowen. Conceitos e raízes teóricas. Contribuições à teoria e práticas reichianas.
ii.Imagem; leitura e trabalhos corporais.
b.Fundamentos da Biodinâmica
i.Gerda Boyesen. Conceitos e raízes teóricas. Contribuições à teoria e práticas reichianas.
ii.Diagnóstico em Biodinâmica: personalidade primária e secundária. Couraça visceral e psicoperistalse.
c.Fundamentos da Biossíntese
i.David Boadella. Conceitos e raízes teóricas. Contribuições à teoria e práticas reichianas.
ii.Concepção e vida uterina.
iii.Embriologia: camadas embriológicas.

3º ANO
I.A CLÍNICA REICHIANA
a.Prática e manejo numa sessão de Psicoterapia Reichiana.
b.Prática de atendimento: as diferentes formas de intervenção na clínica e na vida.
c.A ciência orgonômica e sua aplicação na prática clínica e nas relações profissionais.
d.Evolução do homem na superação e reconhecimento da neurose.
e.A visão bio-psico-social do ser humano: o legado de Reich como uma filosofia de vida.

II.SUPERVISÃO E ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
a. Supervisão – prática de análise clínica e relacional.
b. Estudos de casos e análise das resistências pessoais e grupais.
c. Elaboração de Monografia.

OUTROS CURSOS

Cursos On-line

É com muita alegria e disposição que estamos lançando uma nova modalidade – dentre as tantas atividades do Instituto Raiz – o RAIZ EAD! O Instituto Raiz, depois de 10 anos de caminhada, viu-se num momento oportuno para explorar os novos recursos da tecnologia da informação por meio do ENSINO A DISTÂNCIA (EAD).

    PROJETOS COM PARCERIAS

    Temos ainda parcerias com o SESC de Araraquara. No SESC desenvolvemos projetos principalmente ligados aos Grupos de Movimento. Temos tido bastante adesão e boa aceitação dos participantes.

      NUCLEO PSICOPEDAGÓGICO

      O Núcleo Psicopedagógico, dirigido por Susana Z. Scotton, oferece assessoria psicopedagógica para Instituições Educacionais e está voltado à
      melhoria da qualidade do trabalho educativo.
      As atividades são direcionadas à equipe escolar, envolvendo o corpo docente, a coordenação e a direção.

        GRUPO DE MOVIMENTO (GM)

        GRUPO DE MOVIMENTO é um trabalho psicorporal, que tem a intensão de desbloquear a inibição deixada pela rejeição, pelo abandono,
        pela exigência, pela humilhação e pela traição no corpo. Essas dores deixaram marcas em nossos movimentos e em nossas atitudes.

          PRÁTICA CLÍNICA E SUPERVISÃO

          A prática clínica e a supervisão, para profissionais da área e coordenadores
          de Grupo de Movimento, são dirigidas por
          Susana Zaniolo Scotton, que tem ampla experiência clínica como Psicóloga e Psicoterapeuta Corporal...

            Start typing and press Enter to search