Sobre o curso

O curso de Especialização em Psicologia Corporal, de caráter presencial, tem como eixo central a psicoterapia desenvolvida por Wilheim Reich e as principais linhas da Psicologia Corporal, desenvolvidas pós Reich como, por exemplo, a Bioenergética, a Biodinâmica, a Biossíntese e a Psicologia do Processo Formativo. Nosso objetivo é que o aluno conclua o curso com um pensamento analítico, teórico e prático baseado nos princípios fundamentais desenvolvidos por essas linhas de estudo.

Nossa formação permite que a pessoa construa seu conhecimento teórico a partir da vivência em grupo ao qual é inserida desde o primeiro ano e com o qual irá conviver ao longo dos três anos de formação.

Em todos os encontros, são feitos grupos de movimento com os alunos dos três anos (três classes), o que enriquece a convivência e a troca de experiências entre todos. Cada grupo conta com um monitor que o acompanha ao longo do ano. Em cada semestre, são realizados Workshops terapêuticos fora do Instituto.

No último ano de formação, procuramos orientar nossos alunos a desenvolverem projetos de atuação efetiva em sua prática profissional, a partir do conhecimento adquirido ao longo dos três anos de curso e temos tido ótimos resultados como, por exemplo, projetos ligados à Universidade, ao Ministério Público, à Penitenciária, etc. Mesmo projetos que não tenham uma vinculação a nenhuma Instituição ou a uma prática profissional específica acabam sendo trabalhos que agregam valores à sociedade de forma geral como, por exemplo, a proposta de atendimento às mães de UTI Neonatal; os projetos de acupuntura e florais; os trabalhos com propostas de leitura da própria história, que apontam mudanças sistêmicas no âmbito familiar, etc.
Nossa grade curricular foi construída de forma que o estudante tenha uma sólida formação dos principais conceitos desenvolvidos por Reich. Para tanto contamos com a presença e ativa participação do Professor Doutor Claudio Melo Wagner e do psicoterapeuta Homero Lacreta, referências nos estudos Reichianos no Brasil e na comunidade da Psicologia Corporal.

Aliada a essa formação inicial, montamos uma grade que contempla os principais conceitos da Psicanálise, sob a orientação do psicanalista Wilson Klein. Ao longo do segundo e terceiro ano, o currículo procura abarcar as principais linhas da Psicologia Corporal a partir de minicursos ministrados por profissionais como, Fernando Cariello, Luiza Cristina Coltro, Kátia Yázigi, Sandra Martins, Silvio Camargo e Antônio Lazslo. O curso como um todo tem tido boa aceitação do público e da equipe.

Muitos de nossos alunos já formados ainda frequentam as aulas com o intuito de aprimorar seus conhecimentos.

O Raiz tem se consolidado como um lugar de trocas de experiências, conhecimentos, de produção de saberes de forma circular e orgânica, procurando colocar em prática os pressupostos de Reich: “amor, trabalho e conhecimento são as fontes da vida e deveriam também governá-la”.

O Instituto Raiz ainda tem um papel bastante importante na cidade de Araraquara por ser o único lugar declaradamente Reichiano ou de prática ligada à psicoterapia Reichiana e à Psicologia Corporal.

Assim nos fica a importante tarefa de transmitir este legado inovador em nossa comunidade com o intuito de agir a partir da prevenção e da promoção de saúde e da cura.

OUTROS CURSOS

PROJETOS COM PARCERIAS

Temos ainda parcerias com o SESC de Araraquara. No SESC desenvolvemos projetos principalmente ligados aos Grupos de Movimento. Temos tido bastante adesão e boa aceitação dos participantes.

    NUCLEO PSICOPEDAGÓGICO

    O Núcleo Psicopedagógico, dirigido por Susana Z. Scotton, oferece assessoria psicopedagógica para Instituições Educacionais e está voltado à
    melhoria da qualidade do trabalho educativo.
    As atividades são direcionadas à equipe escolar, envolvendo o corpo docente, a coordenação e a direção.

      GRUPO DE MOVIMENTO (GM)

      GRUPO DE MOVIMENTO é um trabalho psicorporal, que tem a intensão de desbloquear a inibição deixada pela rejeição, pelo abandono,
      pela exigência, pela humilhação e pela traição no corpo. Essas dores deixaram marcas em nossos movimentos e em nossas atitudes.

        PRÁTICA CLÍNICA E SUPERVISÃO

        A prática clínica e a supervisão, para profissionais da área e coordenadores
        de Grupo de Movimento, são dirigidas por
        Susana Zaniolo Scotton, que tem ampla experiência clínica como Psicóloga e Psicoterapeuta Corporal...

          Start typing and press Enter to search