Atendimentos Gratuitos

Neste ano de 2015, concretizamos um sonho antigo do Raiz: viabilizar atendimentos gratuitos, com cuidados de prevenção específicos para as crianças.

Um sonho começa a ser gestado na intenção, no desejo e vai se formando tal qual o feto no ventre materno. É preciso estar maduro, ter condições biológicas para enfrentar a vida, para nascer.

O sonho é assim: primeiro se sonha, procura formas de realização… em algum momento tudo parece estar distante, que será só mais uma ilusão, mas eis que nasce.

Susana aliou a sua vasta formação, uma atualização na escola europeia ESTER, com o mestre Xavier Hotelano, especializando-se em massagem de trauma de parto e pode, assim, instrumentalizar-se ainda mais para cuidar de meninos e meninas, ainda na infância. Era o sonho que se gestava.

A este sonho foram se aliando outras profissionais, Marta Abi Rached Tannuri, Haydee Manelli Franco, Maria Del Carmen Molina Magnini – também sonhadoras – e foi assim: o conhecimento e a prática ajudaram este sonho a se fortalecer e se tornar real.

Como nem toda gestação acontece da forma que se espera, como nem todo desenvolvimento / formação fetal e nascimento são ideais, muitas crianças nascem fora do tempo, prematuras, e ou com algum tipo de comprometimento. São elas o nosso foco, principalmente. Ajudá-las, por meio de massagens vindas das bases da Psicologia Corporal e exercícios baseados no método DOMA, a poderem ressignificar sua existência, desenvolvendo seu potencial biológico e emocional.

Nosso primeiro paciente foi Caio Gabriel, um bebê de oito meses. Com Caio pudemos comprovar os benefícios do tratamento e acompanhar bem de perto sua evolução.

Como nem todo nascimento acontece da forma que se espera, os sonhos, enfrentam percalços. Caio Gabriel, depois de alguns meses de tratamento conosco, veio a falecer em decorrência de uma pneumonia que se complicou.

Mas ele não foi antes que pudéssemos eternizá-lo em nossos corações e termos por ele uma profunda gratidão. Ele não foi antes que pudesse sentir nosso afeto.

Aqui nossa homenagem, um nascimento e um batismo – não de forma idealizada, mas, antes sonhada e com plena consciência de que para vingar é preciso compartilhar:

NÚCLEO RAIZ DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO ‘CAIO GABRIEL’ – CLÍNICA SOCIAL.

Atendimento da menina Thawani, no Instituto Raiz.
A reprodução destas imagens foi autorizada pelos responsáveis por Thawani.

NÚCLEO RAIZ DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO ‘CAIO GABRIEL’ – CLÍNICA SOCIAL


Público-alvo: crianças na primeira infância (0 a 7anos).

Idealizadora e Profissional responsável: Susana Zaniolo Scotton.

Profissionais atuantes: Haydee Manelli Franco, Marta Abi Rached Tannuri, Fabiana Abi Rached de Almeida.

Metodologia: massagens reichianas para traumas uterinos da fase biocrítica da oralidade.

Objetivos: investimento no tratamento de prevenção por meio do uso das técnicas desenvolvidas pelo psiquiatra e psicanalista Wilhelm Reich. As massagens têm como objetivo a reparação da pulsação bioenergética, proporcionando uma cura neurovegetativa e neuromuscular, ativando profundamente o diálogo entre os hemisférios cerebrais e devolvendo à criança o “melhor dela”, isto é, o melhor potencial natural que ela pode alcançar.

Este trabalho é de caráter social e voluntário. Para saber mais, entre em contato com o Instituto Raiz pelos telefones ou por e-mail.

Start typing and press Enter to search