BLOG DA SUSANA

Susana_blog_web

Bem vindos ao meu blog, meu nome é Susana Zaniolo Scotton e sou a Professora Titular do curso “Técnicas Analíticas de Liderança”, do ensino a distância (EaD) do Instituto Raiz.

Sou psicóloga formada na UNESP de Bauru desde 1986 e tenho me especializado em abordagens clínicas que sempre foram o meu foco profissional. Minha primeira formação foi na Sociedade de Psicologia Humanista Existencial com Emílio Romero e Josephina Piccino, que me inseriram no trabalho com grupos e cujo objetivo era um trabalho temático com pessoas que nos procuravam para elaborarem angústias comuns entre elas.

Desde essa formação, que hoje compreendo o quanto me preparou para saber diagnosticar na clínica as questões analíticas e as dores existenciais, interessei-me em buscar instituições e formações para trabalhar a clínica individual com inserção em grupos terapêuticos. Na sequência, busquei a Instituição de Pichon Rivière e aprendi a fazer diagnóstico de grupos com base nos conceitos freudianos, o que me levou a estudar Lacan com Velia Cotfits, na Argentina. Estive em grupos de estudos psicanalíticos na UNESP de Bauru.

Continuei minha busca para integrar o trabalho clínico com os fenômenos grupais quando cheguei até a Psicologia Corporal pelo contato com Liani Zink, em um Workshop de sonhos. Tive, então, a primeira de muitas experiências com a Bioenergética até me tornar CBT, com título internacional. Também sou CBT em Biossíntese, conclui, em 2014, minha emocionante jornada ao entregar meu trabalho escrito nas mãos de David Boadella, que, para minha satisfação pessoal e profissional, me escolheu para ser atendida, numa sessão que foi filmada e utilizada para estudos na conferência internacional de Biossíntese de Natal, em 2015. Tenho cada vez mais me aproximado da Biodinâmica de Gerda Boysen, que sempre acompanhou minhas formações na Psicologia Corporal.

A minha história me levou a montar um Instituto de Psicologia Corporal, o Instituto Raiz, um nome escolhido pelo meu grande amigo Cândido Fontan Barros, psiquiatra, que iniciou o projeto do Raiz comigo e com Olino, in memorian e Estela Fernandes Ilkiv, in memorian, que foram cofundadores do Instituto Raiz de Bauru, em parceria comigo. Porém, o destino mudou os rumos de nossas histórias, sem que tivéssemos escolhido que assim fosse.

O nome do Instituto me levou na busca das Raizes da Psicologia Corporal e, assim, encontrei com Claudio Mello Wagner e Homero Lacreta, amigos e incentivadores do meu trabalho e que hoje são também professores do Raiz. Atualmente, estou em formação sistemática com Xavier Serrano Hortolano, estudando novamente Wilhelm Reich, na ESTER.

Deixo também aqui destaque para um longo período de aprendizado com os Argentinos da Universidade Del Salvador em Buenos Aires, sobre Psicanálise, onde cursei algumas disciplinas, de 2012 a 2013.

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Banner1ceume